Escolha uma Página

Nesse último dia 13 de agosto, o chamado “Tsunami da Educação” tomou as ruas de todo o país. Milhares de manifestantes, só no Estado de Minas, tomaram as ruas em dezenas de cidades mineiras, e, na capital Belo Horizonte protestando contra os cortes de verbas na educação, em defesa da previdência pública e também contra as privatizações das estatais mineiras.

O PCdoB Minas esteve presente e atuante desde a concentração em Belo Horizonte, na praça da Assembleia Legislativa, onde montou uma barraca para acolhimento e orientação dos seus militantes. Segundo o secretário de Movimentos Sociais do CE-MG, Flávio Nascimento, os últimos dias foram de grande movimentação com os estudantes e movimentos comunitários, distribuindo material do partido e chamando para o grande ato do dia 13.

Wadson Ribeiro, presidente do PCdoB em Minas, participou de todo ato junto à população belorizontina. De acordo com Wadson: “Não podemos mais permitir que esse governo empreenda um constante ataque aos direitos dos trabalhadores e acabe com a universidade pública, uma conquista histórica. É dever do Partido Comunista estar presentes nas lutas populares, junto do povo, dos trabalhadores, em defesa do Brasil e para retomarmos o Estado Democrático de Direito. Temos também que ressaltar que em Belo Horizonte protestamos também contra o Governo Zema, que quer vender o patrimônio dos mineiros – que são nossas estatais – e também vem penalizando bastante o funcionalismo público do estado. É importante salientar que a venda das estatais mineiras não resolve a questão da dívida do estado, que seria resolvida com a devolução dos repasses do ICMS dos estados (retirados pela Lei Kandir). Não podemos projetar um futuro para o Estado de Minas sem seu patrimônio, fator indispensável para o desenvolvimento mineiro. ”

A passeata, que seguiu trajeto da Praça da ALMG até a Praça da Estação, onde foi encerrada com um ato coletivo entre estudantes, trabalhadores da educação dos setores público e privado, artistas, intelectuais e diversos outros segmentos da cidade.

Segundo a organização do evento, estiveram presentes no trajeto da passeata cerca de 100 mil manifestantes.

Comissão de Comunicação do PCdoB Minas

Fotos: Clarinha Barreto e Anderson Pereira