Escolha uma Página

Na noite de ontem, 7/10, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, O PCdoB Minas Gerais, em atividade conjunta com o PCdoB BH, realizou debate com a deputada federal Jandira Feghali. O evento contou presença maciça da militância da região metropolitana e também de outras regiões do estado.

Jandira já havia participado de mesa de discussões na manhã do mesmo dia na UFMG, cujo tema foi centrado na educação, ciência, tecnologia e inovação no Brasil e as dificuldades e desafios que vêm se impondo no novo cenário de ataques à educação e à ciência .

O debate da noite, intitulado “Para onde vai o Brasil?”, foi aberto pelo presidente do comitê estadual de Minas, Wadson Ribeiro, que salientou que as dificuldades nacionais também são sentidas no estado de Minas, haja vista que o governo de Romeu Zema (NOVO) se alinha às diretrizes do governo de Jair Bolsonaro (PSL), tanto na pauta do entreguismo do patrimônio público quanto na pauta reacionária dos costumes. Wadson ressaltou que a hora agora é de união dos setores progressistas e democráticos mineiros/brasileiros.

Na coordenação da mesa estavam, além de Wadson, Jô Moraes (direção nacional do PCdoB), Zito Vieira (Presidente do PCdoB BH) e o vereador Gilson Reis (PCdoB BH).

A deputada federal pelo PCdoB do Rio de Janeiro, Jandira Feghali, salientou que responder ao questionamento do título do evento não seria uma tarefa fácil e não haveria uma resposta pré-definida. Frisou que vivemos na sociedade brasileira um momento único, tenso, muito difícil para a democracia, onde forças de extrema direita avançaram bastante com a diferença que ressaltam o ultra-liberalismo para a economia (deteriorando direitos dos trabalhadores) mas que permanecem ultra conservadores na pauta dos costumes. A deputada, no entanto, fez uma análise otimista que, em médio prazo, a sociedade reagirá a essa onda extremista, que acredita ser passageira, e que os setores democráticos e progressistas em uma frente democrática em defesa do Brasil poderão reagir ao desmonte do Estado Democrático de Direito.

A atividade também contemplou o lançamento da nova campanha de filiação do PCdoB em nível estadual bem como da 16ª Conferência Municipal do PCdoB BH.

Para a campanha de filiação, o PCdoB Minas aposta em um mote que ressalte a mineiridade, bem como a diversidade que o Estado de Minas Gerais possui em sua amplitude territorial e que está presente também no PCdoB.

Assim como disse o escritor João Guimarães Rosa: “Minas são várias”.

“(…) Só, e no mais: sem ti, jamais nunca — Minas, Minas Gerais, inconfidente, brasileira, paulista, emboaba, lírica e sábia, lendária, épica, mágica, diamantina, aurífera, ferrífera, ferrosa, férrica, balneária, hidromineral, jê, puri, acroá, goitacá, goianá, cafeeira, agrária, barroca, luzia, árcade, alpestre, rupestre, campestre, de el-rei, das minas, do ouro das minas, das pretas minas, negreira, mandigueira, moçambiqueira, conga, dos tem­plos, santeira, quaresmeira, processional, granítica, de ouro em ferro, siderúrgica, calcárea, das perambeiras, serrana bela, idílica, ilógica, translógica, supralógica, intemporal, interna, leiteira, do leite e da vaca, das artes de Deus, do caos calmo, malasarte, conjuradora, adversa ao fácil, tijucana, januária, peluda, baeteira, tapiocana, catrumana, fabril, industriosa, industrial, fria, arcaica, mítica, enigmática, asiática, assombrada, salubre e salutar, assobradada, municipal, municipalíssima, paroquial, marília e heliodora, de pedra-sabão, de hematita compacta, da sabedoria, de Borba Gato, Minas joãopinheira, Minas plural, dos horizontes, de terra antiga, das lapas e cavernas, da Gruta de Maquiné, do Homem de Lagoa Santa, de Vila Rica, franciscana, barranqueira, bandoleira, pecuária, retraída, canônica, sertaneja, jagunça, clássica, mariana, claustral, humanista, política, sigilosa, estudiosa, comum, formiga e cigarra, labiríntica, pública e fechada, no alto afundada, toucinheira, metalúrgica, de liteira, mateira, missionária, benta e circuncisa, tropeira, borracheira, mangabeira, comboieira, rural, ladina, citadina, devota, cigana, amealhadora, mineral e intelectual, espiritual, arrieira, boiadeira, urucuiana, cordisburguesa, paraopebana, fluminense-das-velhas, barbacenense, leopoldinense, itaguarense, curvelana, belo-horizontina, do ar, do lar, da saudade, do queijo, do tutu, do milho e do porco, do angu, do frango com quiabo, Minas magra, capioa, enxuta, groteira, garimpeira, sussurrada, sibilada, Minas plenária, imo e âmago, chapadeira, veredeira, zebuzeira, burreira, bovina, vacum, forjadora, nativa, simplória, sabida sem desordem, sem inveja, sem realce, tempestiva, legalista, legal, governista, revoltosa, vaqueira, geralista, generalista, de não navios, de não ver navios, longe do mar, Minas sem mar, Minas em mim: Minas comigo. Minas”. (João Guimarães Rosa, texto publicado em 1957)

Comissão de comunicação do PCdoB Minas Gerais.

Fotos: Gil Sotero

Artes da campanha: Agência Movimento/Brasil 84