O tom do evento foi a unidade como eixo para a defesa da democracia e o debate acerca do Projeto Eleitoral para a cidade de Uberlândia.

No último dia 19, o Comitê de Uberlândia do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou sua Conferência Municipal.

A programação do evento contou com o ato político “Oposição ao Bolsonaro: defesa da democracia é o eixo da unidade”, reunindo representantes dos partidos PDT, PT e Rede Sustentabilidade. A organização política realizou ainda sua terceira edição da Homenagem Josiany França.

Nessa oportunidade os homenageados foram o Professor Arquimedes Ciloni, ex-reitor da Universidade Federal de Uberlândia, a professora historiadora Cláudia Guerra, militante feminista na luta contra a violência doméstica e João Batista dos Passos, trabalhador e coordenador da Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos (ARCA). Em caráter póstumo também se prestou homenagem a Vicentinho, militante histórico do partido em Uberlândia.

Como resultado, o PCdoB realizou o balanço da gestão cessante e elegeu a nova diretoria, reconduzindo o Professor Edilson Graciolli à presidência do partido. Edilson foi também apresentado como pré-candidato a disputa da prefeitura de Uberlândia em 2020, indicação feita pela direção estadual do Partido.

Edilson Graciolli é professor titular na Universidade Federal de Uberlândia e Diretor do Instituto de Ciências Sociais na instituição. Pelo PCdoB foi candidato a vereador nas últimas eleições municipais, alcançando a suplência, e também candidato a deputado federal em 2018.

Ele declarou, ao término da Conferência, que “Uberlândia, pela sua importância, precisa se inserir em um novo projeto nacional de desenvolvimento, apoiado em uma frente ampla de forças políticas na cidade, para o que uma administração pública moderna, democrática, que priorize o crescimento econômico e respeite direitos sociais será fundamental, sendo este o sentido de termos candidatura própria ao Executivo e uma boa chapa para a Câmara Municipal”.

Comitê Municipal de Uberlândia