Janeiro é mês de férias, de dar aquela desligada de tudo, não é? Não para alguns dirigentes e militantes do partido em Belo Horizonte, que abdicaram das férias em nome da formação partidária e se juntaram a quadros de 19 estados brasileiros para participar da 11ª edição do curso “Aprofundamento dos Conceitos do Marxismo-Leninismo” – Nível III, realizado entre 18 e 29 de janeiro, em São Paulo. A delegação de Belo Horizonte foi composta pelos seguintes camaradas: Black, Júlia, Dani Moura, Dani Rebelo, Ramon, Rubió, Silvia Gomes e Viviene.

O curso, realizado anualmente, é dirigido a quadros dirigentes do Comitê Central e dos Comitês Estaduais, além de representações das diversas frentes de atuação dos comunistas como os movimentos sindical, de mulheres, antirracista, LGBT e juventude, e quadros que atuam na frente institucional e junto à intelectualidade progressista.

A edição de 2020 foi a maior já realizada, e contou com quadros oriundos do PPL, incorporado ao PCdoB em 2019. ”O curso tem um nível de organização de altíssima qualidade, com uma elaborada grade curricular voltada para ser aplicada na realidade concreta. Volto para Minas Gerais com a tarefa de levar a formação para cada organismos de bases possível, para a luta de massas e de ideias”, avaliou Clauderson Santos, o Black.

Na avaliação da camarada Júlia Aguilar, que atua na frente de mulheres, “foram 12 dias intensos e de rica convivência com novos e antigos camaradas. Agora a tarefa é ajudar na formação de novos quadros. Vamos propor a criação de um grupo de estudos para dar continuidade neste processo”.