O camarada da direção municipal, Júlio Cézar Pereira Souza, do Alto Vera Cruz, participou do Fórum Social das Resistências, em Porto Alegre, que em 2020 abordou o tema democracia e direitos dos povos e do planeta. “Foi um momento de importantes reflexões dos movimentos sociais presentes. Há um consenso de que é preciso unidade na resistência à ameaça do fascismo aqui no Brasil e a convicção de que precisamos voltar a dialogar com nossas bases”, avaliou Julio.

Dentro deste contexto, Julio participou da plenária do PCdoB no encontro, onde se reafirmou a orientação de ocupar territórios como base da organização partidária e das lutas sociais. “O Alto Vera Cruz é um exemplo desta necessidade. Já tivemos hegemonia aqui. Mas hoje há 67 igrejas evangélicas aqui no bairro que influenciam a população. Por isso precisamos organizar ações locais que atraiam a comunidade, que hoje está muito apática e descrente da política”. Ele exemplificou como atuação concreta a luta vitoriosa pela remoção de um lixão na entrada do bairro, que mobilizou a comunidade local.