Escolha uma Página

Dando sequência ao especial Fala Camarada, com os novos filiados ao PCdoB, o entrevistado desta semana é o Vereador Artileu Bonfim, conhecido como Artileu do Jovem Aprendiz da cidade de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Artileu foi eleito vereador como o terceiro mais votado da cidade e teve sua atuação dedicada a juventude, a geração de emprego e renda e ao povo de Lagoa Santa.

1) QUEM É ARTILEU

Meu nome é Artileu Bonfim, mais conhecido como vereador Artileu do Jovem Aprendiz. Tenho 48 anos e sou psicólogo, educador social e especialista em gestão de políticas públicas.
Ajudei a fundar o Instituto Promover há 25 anos e há 16 anos atuamos na área social em Lagoa Santa com projetos e ações de cultura, educação, trabalho e renda.
Implantamos o Programa Jovem Aprendiz em 2008. Ao longo destes 12 anos já inserimos quase mil jovens no mercado de trabalho. Desde 2008 o foco das nossas ações tem sido a Juventude, pois acredito ser essencial investir na educação e formação profissional dos jovens para se garantir desenvolvimento econômico e social.
Como vereador, tenho muito orgulho por ser reconhecido tanto dentro quanto fora da Câmara principalmente pela seriedade do nosso trabalho. Praticamos uma atuação de protagonismo em diversas comissões em que buscamos sempre aperfeiçoar os projetos de Lei e exercer uma séria fiscalização do Poder Executivo.
Durante os três primeiros anos do nosso mandato, mantivemos ações de destaque em projetos como: Plano Diretor, Código Ambiental Municipal, Uso e Ocupação do Solo, Lei da Assistência Social, Leis Orçamentárias e Plano Plurianual de Ação Governamental.
Sou um dos autores da Lei do Voto Aberto e do Orçamento Impositivo. Sou o autor também do Projeto de Lei que criou o Programa Artistas de Valor, além do Projeto que criou o Passe Livre para Estudantes.
Definimos o nosso mandato como “Coletivo e Participativo”, por sua capacidade de escuta e mobilização da população. Mas com certeza preservamos como prioritária a luta pelos jovens da cidade.

2) O momento da história do Brasil é absolutamente delicado. Combina-se crise sanitária, com política e econômica. Neste momento qual a importância de um partido como o PCdoB, na véspera de seu centenário, para o país?

Importância total para a conscientização da população para com os direitos humanos, proteção social e afirmação dos direitos das minorias. O PCdoB tem firme e histórico compromisso com a defesa da democracia e com o combate à desigualdade social. Mais do que nunca, as bandeiras, as lutas e a resistência do PCdoB precisam fazer a diferença neste cenário de “desgorverno” antidemocrático, com agenda neoliberal e destruidor do meio ambiente.

3) As eleições municipais se aproximam. Qual o quadro político da cidade e qual projeto do partido para enfrentar essa situação?

Lagoa Santa é uma cidade que tem, historicamente, características opressoras. Sempre foi administrada, salvo raríssimas exceções, por representantes do chamado “coronelismo”. Famílias tradicionais, voltadas para interesses próprios e apartadas dos verdadeiros anseios populares sempre estiveram à frente da gestão municipal. O nosso projeto é romper com esse nefasto ciclo.
Mas como?
Através da conscientização e mobilização das camadas sociais mais carentes.
Através da inserção do jovem lagoasantense no contexto político local e nos processos decisórios, com o fortalecimento e difusão das atividades desenvolvidas em espaços democráticos de discussão, análise e formulação de propostas.

4) Qual a marca do Vereador Artileu neste mandato?

A marca do nosso mandato é a luta pelo protagonismo da Juventude. Dediquei toda minha vida a projetos voltados para os jovens por acreditar que, como falei anteriormente, o investimento na educação e na formação são os pilares da transformação social. Fazer com que o jovem desenvolva postura crítica e analítica diante da vida tem sido minha missão ao longo dos anos. Todas as minhas energias são, sem restrições, canalizadas para a concretização e desenvolvimento de projetos que visem oferecer ao jovem lagoasantense melhores e mais justas oportunidades.