Escolha uma Página

Dirigido a filiados do PCdoB/BH, o Radar 65 traz notícias, notas, orientações e agendas de atividades político-partidárias da capital mineira. 

 

 

ORGANIZAÇÃO

Balanço do funcionamento partidário em 2021

Flávio Panetone*

“A articulação das diversas áreas de atuação partidária, sob a condução do Comitê Municipal, é o caminho para a construção de uma organização mais militante e ligada à luta do povo”

Vivemos um momento desafiador na organização partidária. Tivemos um grande revés nos últimos anos. O ano de 2020 não foi nada fácil. Além de viver a maior crise sanitária do mundo sofremos uma derrota significativa para o parlamento belorizontino.

Esse documento busca sistematizar o funcionamento do conjunto partidário, elencando as atividades realizadas do PCdoB nas diversas frentes de atuação nesses 120 dias do ano de 2021.

No início do ano 2021 nos debruçamos em torno de um balanço que nos permitisse responder à altura aos desafios de construção política partidária. Realizamos duas reuniões do comitê municipal, cinco reuniões da comissão política e também retomamos o fórum executivo do PCdoB, no intuito de acelerar as respostas na construção do cotidiano.

Estamos realizando um processo de escuta ao conjunto da militância partidária. Realizamos a plenária da região de Venda Nova, construímos um núcleo para organizar nossas ações no Barreiro e Zona Leste e persistimos nas plenárias e reuniões em outras regiões.

No âmbito da luta de massa, retomamos o acompanhamento na FBP e nos Surpreendentes. Conseguimos atuar na luta territorial em algumas regiões sob guarda-chuva de temas como: a Luta pela vida, combate às enchentes, emancipação das mulheres, por meio da Conferência Nacional das Mulheres realizada pela Comitê Central.

Tivemos no mês de março uma jornada de luta destacada em defesa da vacina conduzida pela UJS. Iniciamos a construção de duas turmas de cursinho popular no Taquaril e Vila Pinho em parceria com projeto de extensão da UFMG “ Dom Quixote”, e realizamos uma live s respeito da reforma urbana e mudanças climáticas como caminho para a construção do movimento Cidade Sustentável dos Comuns.

Outra atividade destacada do período foi a realização das atividades de comemoração do aniversário de 99 anos do Partido. Essas atividades contaram com o envolvimento direto de dezenas de militantes comunistas de BH e diversas frentes do Partido. Ficou mais uma vez comprovado que a articulação das diversas áreas do Partido sob a condução geral dada pelo Comitê Municipal é o caminho para a construção de um Partido mais militantes e ligado à luta do povo.

O desafio atual da estruturação partidária é construir um planejamento que aproveite o potencial do Partido para ampliar nosso enraizamento territorial contribuindo para conquistar as vitórias que garantam a manutenção da vida institucional do Partido. Portanto é hora de ousar e se organizar mais com mais profissionalismo levando em conta a grande necessidade de crescimento partidário

*Secretário de Organização do PCdoB/BH

 

TERRITÓRIOS

Militantes do Barreiro se organizam mesmo diante das dificuldades impostas pela Covid

Os militantes do PCdoB Barreiro fizeram sua segunda reunião de reestruturação de 2021, nessa última quinta-feira, 29 de abril. José Antônio de Lacerda, o Jota, abriu a reunião apresentando a pauta para ser debatida: o registro sobre o fato da semana (cada camarada citou qual o acontecimento mais importante na sua opinião), o levantamento dos nomes dos filiados que foram contatados por cada um e a leitura e debate da última Resolução do Comitê Municipal.

Todas as pessoas disseram que o principal assunto que chegou na comunidade foram as dificuldades da Covid 19. Começando por Amanda Machado, que teve um parto há 2 meses, o filhinho Bruno está bem, mas que tinha perdido o pai para a Covid. Seu Exupério informou que uma vizinha dele se recusa a tomar a vacina.

E os demais mostraram que acompanham o debate sobre a vacina russa e que o problema mesmo era a falta de emprego para sobreviver. Paulinho reclamou das dificuldades com a abertura das escolas. E foi registrado a necessidade de nosso deputado fazer um pronunciamento sobre os problemas que a comunidade enfrenta quando chega o período das enchentes, cobrando respostas das autoridades.

Em relação ao levantamento dos filiados da região, o núcleo já conseguiu entrar em contato com 20 militantes e a Kátia apresentou a lista de filiados de sua responsabilidade, que chega a 11. Alguns militantes antigos não estão no PCdoB Digital. José Antonio informou de novas lideranças que querem ajudar no trabalho, porque respeitam o trabalho dos militantes da área; e Exupério falou de novas pessoas que querem filiar no partido, mas alguns não conseguem participar de reuniões pela internet.

Ficou definido que Kátia e Andreza organizarão a comunicação atualizando as planilhas, e ajudarão os camaradas que ainda não estão cadastradas no PCdoB Digital. Jota informará a data da próxima reunião. Presentes: Amanda, Andreza, Beatriz, Exupério, Jota, João Batista, José Antonio, José Vicente, Jô Moraes, Kátia, Narcisio, Paulinho, Panetone. A querida camarada Olívia Campos tentou entrar na reunião mas não conseguiu conectar.

 

FINANÇAS

Filiados(as) devem se cadastrar no PCdoB digital

Paulo César Machado Pereira*

Vivemos no país um momento político muito particular, pois temos no poder central um governo genocida que destroça ainda mais o nosso processo democrático, econômico e desdenha das dificuldades, em geral, das pessoas, tudo isso, no curso da pandemia do Coronavírus 19 – COVID 19 – iniciada em 2020, que assola o país com milhares de óbitos e milhões de casos comprovados.

Esse cenário descortina ainda mais uma luta política de envergadura que possa criar condições para a saída do genocida do poder e, fundamentalmente, garantir o quantitativo necessário das vacinas, e a sua devida aplicação, promovendo segurança para a população brasileira.

Precisamos que o nosso partido se fortaleça e crie raízes no seio popular para desenvolvermos essa luta decisiva. Nesse sentido, remetemos essa mensagem a você para mantermos um canal de comunicação mais permanente e indicamos a busca ao PCdoB Digital (pcdobdigital.org.br ou o aplicativo PCdoB Digital para telefones celulares). No PCdoB Digital você ficará em dia com as notícias do cotidiano político, deverá observar sobre a atualização dos seus dados cadastrais e efetivar a sua contribuição ao partido, conforme indica o nosso estatuto partidário.

Contamos com você no fortalecimento do nosso partido através da sua participação organizada e o seu compromisso com a manutenção da nossa estrutura, imprescindível para o nosso funcionamento.

*Secretário de Finanças do PC do B/BH

 

AGENDA

Reunião da militância Centro-Sul

Na quinta-feira, dia 6/05, às 19h, tem reunião do distrital Centro-Sul, em formato virtual. Participe deste encontro e contribua com a construção partidária na região.

Acesse aqui: https://meet.google.com/cri-zzac-xeb