Escolha uma Página

MOVIMENTOS

Prepare a bandeira e a máscara. Estamos voltando para as ruas

No próximo sábado, 29 de maio, o Brasil se unirá para exigir um basta ao governo genocida de Bolsonaro, responsável por mais de 450 mil mortes decorrentes da pandemia de Covid-19. Em Belo Horizonte, o ato será na Praça da Liberdade, a partir das 10h.

Estaremos mobilizados em todo o Brasil também por um auxílio emergencial de no mínimo 600 reais, vacinação para toda a população e contra os cortes na educação, a Reforma Administrativa e as privatizações.

Nossas mobilizações irão respeitar todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Todos e todas de máscara e álcool em gel!

 

MOVIMENTOS

Varal distribuiu roupas e solidariedade no Taquaril

Fotos: Diogo Oliveira

No sábado, 15/05, o coletivo “mães que se ajudam” organizou seu primeiro Varal Solidário, na Casa do Hip Hop, no Taquaril, Região Leste de Belo Horizonte. O evento distribuiu roupas, sapatos e diversos outros artigos de vestuários e higiene pessoal infantis e adultos, arrecadados através de uma campanha de doações promovida pelo coletivo. “Foi um momento de muita solidariedade e troca. Muitas famílias, em sua maioria comandadas por mulheres, aproveitaram o que havia disponível e, em seguida, retornavam com doações de itens que não precisavam. Foi lindo”, comemorou Fátima Carvalho, organizadora do varal.

O Mães que se ajudam acredita na solidariedade e na luta política como forma de enfrentamento coletivo aos desafios da maternidade solitária e de inclusão dessas mães em políticas públicas, sobretudo em momentos de crise e carestia, como na pandemia. “Foi gratificante fazer parte da organização desse projeto. Renovou a esperança”, disse Hayne Shuab, também do coletivo.

O grupo planeja novas parcerias que fomentem a solidariedade e conscientizem mais mães solo na defesa de uma maternidade digna, emancipacionista e potente.

 

MOVIMENTOS

Luta antirracista: Unegro e UJS promovem campanha de solidariedade e participam de ato político

As duas entidades, dirigidas por camaradas, se destacaram no dia nacional de luta contra o racismo em Belo Horizonte, no último dia 13 de maio. Pela manhã, as entidades distribuíram alimentos para a comunidade do Alto Vera Cruz, maior favela de Belo Horizonte (e de MG). No final da tarde, militantes e dirigentes da Unegro e da UJS participaram do ato político na Praça Sete, junto com as demais entidades e grupos que constituem a Frente Nacional Antirracista.

 

EDUCAÇÃO

Debates sobre aulas presenciais e privatização reúnem comunistas e comunidade escolar

Dirigentes do comitê municipal e da área de educação do PCdoB de Belo Horizonte se reuniram nos dias 12 e 20 de maio para debater a retomada das aulas presenciais em diversos municípios e o PL 5594/20, que proíbe o fechamento de escolas na pandemia. Aprovado pela câmara dos deputados, o projeto foi retirado de pauta pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG). Os encontros tiveram a presença de mães, pais, professores, estudantes e lideranças comunitárias. Leia, abaixo, um resumo dos debates:

Volta às aulas

A medida tem causado apreensão entre educadores, pais e mães, e pressionado gestores públicos municipais. A impossibilidade do cumprimento de protocolos, dificuldades de fiscalização de estabelecimentos de ensino, a letalidade, e o alcance das novas variantes do coronavirus, estão entre as principais preocupações da comunidade. O medo do contágio assombra, principalmente, os trabalhadores da educação, obrigados a cumprir a jornada de trabalho presencialmente.

O processo de retorno presencial às aulas não é uniforme, variando de acordo com a realidade sanitária e política dos municípios. O PCdoB entende que a reabertura das escolas na capital foi precipitada. Não há necessidade de expor, desnecessariamente, milhares de cidadãos que estavam em isolamento social, medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde e adotada em inúmeros países como a mais eficiente para frear a disseminação do vírus.

Vele lembrar que, recentemente, a Fundação Oswaldo Cruz e o renomado cientista brasileiro Miguel Nicolelis alertaram as autoridades para a iminência de uma terceira onda de Covid-19, resultante da combinação explosiva entre a proliferação de variantes, os altos indicadores de transmissão, a fragilidade de medidas parciais de isolamento social, e a lentidão mortal da imunização no País.

PL 5595/20

O projeto de lei é uma exigência do setor privado para que seus estabelecimentos de ensino voltem a funcionar. Aprovado no Senado com apoio maciço dos deputados bolsonaristas, o projeto é mais um ataque à educação pública. O PL 5595 tramitou no período mais grave da Pandemia, no qual o sistema de saúde entrou em colapso, o país acumula mais de 430 mil mortes e altos índices de contaminação. Neste contexto, as escolas ainda fechadas e as reabertas, na verdade, precisam paralisar imediatamente suas atividares presenciais.

O objetivo imediato do projeto é, primeiro, subverter as regras sanitárias definidas em muitos estados e municípios que ainda resistem ao constante assédio do governo federal e de seus aliados, mesmo na situação de colapso do SUS e de recorde de mortos e sequelados.

Portanto, o primeiro impacto é a maior pressão política por reabertura ou continuidade de funcionamento das escolas mesmo com o descontrole da pandemia, o colapso da saúde pública. E endossar os governadores que já reabriram e já adotaram, antes de qualquer lei ou decreto federal, a estratégia de classificar artificialmente, ilegalmente, a educação escolar e outras atividades, caso dos cultos religiosos etc.

O segundo impacto, claro, é mais um ataque ao direito de greve, estabelecendo dificuldades adicionais para a mobilização dos trabalhadores da educação tanto agora, na imposição da abertura insegura de escolas, como no futuro. Isso pode significar maiores limitações e criminalização das greves.

 

ORGANIZAÇÃO

PCdoB faz encontro com militantes da Leste

Quinze pessoas dos bairros Sagrada Família, Santa Teresa, Santa Inês, Floresta, Taquaril, Saudade e São Geraldo participaram da reunião on-line, realizada na quinta-feira dia 20/05, com o objetivo de reorganizar as ações partidárias na região, através da reorganização dos filiados e do impulsionamento das campanhas de solidariedade das entidades Casa do Hip Hop Taquaril e Fé e Política, do Pompeia. A militância tem novo encontro marcado para dia 4/06, às 18h.