Wadson Ribeiro, presidente do PCdoB Minas Gerais e Richard Romano, secretário estadual de Organização, visitaram ontem (18) os municípios de Alfenas, Varginha e Três Corações, no Sul de Minas. O objetivo da série de encontros nas cidades mineiras é atualizar a discussão da situação política e da construção do projeto partidário em 2022.

Para Wadson, “a viagem pôde confirmar a força e presença do PCdoB em importantes cidades, participando ativamente da luta política em curso no país através da atuação nos movimentos sociais e sindicais”. Além disso, ele destacou a importância da participação do Partido nos governos e a presença nas Câmaras Municipais.

Em Alfenas, visitaram o Prefeito Luiz Antônio da Silva, o Luizinho (PT), que relatou os desafios e as experiências da gestão local. O PCdoB fez parte da aliança que elegeu o atual prefeito, além de ter conquistado uma cadeira no legislativo municipal com a reeleição do vereador José Carlos de Morais (Carlinho Vardema).

Em reunião com lideranças locais, Wadson discorreu acerca da crise política, social e econômica que o Brasil atravessa. “Os quase 500 mil mortos, 800 mil empresas fechadas e aproximadamente 15 milhões de desempregados, além do corte no auxílio emergencial e o aumento da pobreza de nosso povo”, segundo ele, “é o retrato da política desastrosa do Governo Bolsonaro”.

Wadson também defendeu a necessidade do fortalecimento de uma Frente Ampla para a defesa da Democracia, dos direitos do povo e a construção de um Projeto Nacional de Desenvolvimento para que o país possa sair da atual situação e derrotar o Bolsonarismo nas eleições do próximo ano.

Na visita a Três Corações, a agenda foi o encontro com o Prefeito José Roberto de Paiva Gomes “Gordo Dentista” (PSD) e com os secretários Thiago de Mesquita Pereira (Finanças), Paulo Roberto Duarte (Comunicação) e Ana Claúdia Andrade (adjunta de Desenvolvimento Social).  Na conversa, relatos das medidas que a atual gestão tem tomado em relação ao combate à Covid-19, em especial nas áreas de saúde e educação.

A direção estadual também se reuniu com lideranças como o presidente da Câmara Municipal, Fabiano Jerônimo “Bioco” (PTB), Israel William Andrade, sociólogo e assessor da Câmara Municipal, Eloísio Godinho, presidente municipal do PCdoB e do Sindicato dos Comerciários, Camila Godinho, presidente da Associação de Mulheres de Três Corações, e Maria Angélica, presidente da União das Associações de Moradores de Três Corações (Utam).

Em Varginha, a reunião foi com Mônica Cardoso, presidente municipal do PCdoB, Marilaine Rabelo, secretária municipal de Mulheres e Aerton Silva, diretor do Sinpro na cidade. Foi debatida a importância da firme atuação dos militantes do PCdoB junto aos trabalhadores no combate à pandemia e a necessidade do Partido em colaborar na construção das chapas de Deputado Federal e Estadual, indicando lideranças locais. Na última campanha, o PCdoB lançou o candidato a prefeito Jonas Loureiro, além de chapa de vereadores, que teve como destaque a votação expressiva de Marilaine.