O PCdoB-MG convocou para 2 de outubro sua Conferência Estadual, nos marcos do 15º Congresso do Partido. Em reunião da direção estadual nesta quarta-feira (23), foram aprovadas também as normas e o calendário para a realização das etapas preparatórias, que incluem assembleias de base, plenárias de filiados e conferências municipais.
Foi deliberado que a Conferência Estadual será realizada no dia 2 de outubro, virtualmente, das 9 às 17h30. O calendário aprovado define que a programação das Conferências Municipais será a seguinte:
- Em cidades com menos de 50 mil habitantes: de 1º de julho a 15 de agosto
- Em cidades com mais de 50 mil habitantes: de 16 de agosto a 15 de setembro
- Em cidades com segundo turno: de 16 de setembro a 29 de setembro
De acordo com Wadson Ribeiro, presidente do PCdoB-MG, o Congresso tem o objetivo central de “revigorar o PCdoB frente às ameaças e traçar caminhos para que o Partido se fortaleça”. Ele destacou a importância de intensificar a presença partidária nos movimentos sociais e sindicais. “Nossa atuação em 2022 tem que ser bem planejada. É uma das mais importantes batalhas do Partido. Ultrapassar a cláusula de barreira para que o PCdoB goze de plena legalidade política”, completou.
Richard Romano, secretário estadual de Organização, afirmou ser necessário investir na construção de mais redutos eleitorais. “É preciso assegurar nossa unidade e a coesão do partido, reposicionar os nossos quadros, fortalecendo os comitês municipais e bases”, disse, acrescentando que é preciso “assegurar a presença institucional no ano em que o PCdoB completa cem anos de existência”.
Segundo Richard, é importante que os Comitês Municipais construam organizações de base que tenham “ligação estreita com a luta do povo no seu território”. Para ele, “onde há injustiça social e desigualdade, é necessário ter a presença do PCdoB orientando e organizando nosso povo”.
SAIBA MAIS
Por Andressa Schpallir