Escolha uma Página

Com um ato político e cultural, o PCdoB Minas Gerais lançou, na noite de 29 de julho, a etapa estadual do 15º Congresso Nacional do Partido. A atividade, realizada de modo virtual, alcançou mais de 800 visualizações na página do PCdoB Minas no Facebook (https://www.facebook.com/pcdobmg), além de 600 interações.

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, apresentou no ato as bases do Projeto de Resolução ao Congresso. Para a dirigente, encontrar “meios e formas contemporâneas” de fortalecer o PCdoB, mantendo sua identidade e autonomia, é o que orienta os comunistas neste momento.

“As diretrizes da nossa plataforma são uma opinião sobre os caminhos para a reconstrução do País. Vamos avaliar essas propostas no curso do Congresso”, afirma Luciana. Segundo ela, o Brasil passa por uma crise profunda, marcada pela fragilização das instituições, em especial as Forças Armadas.

Wadson Ribeiro, presidente do PCdoB-MG, conclamou a militância mineira a participar, desde já, das reuniões das bases e das conferências municipais. O horizonte dessa mobilização, conforme Wadson, é o projeto eleitoral dos comunistas para 2022. “O PCdoB completará cem anos. Temos que pôr de pé o audacioso projeto político e eleitoral do nosso partido, suplantando a cláusula de barreira e garantindo nossa plena legalidade”, afirma.

Já o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB-MG) fez um balanço do governo Romeu Zema (Novo-MG). Ele também saudou a convocação do Congresso do Partido e afirmou que os comunistas estão prontos para este novo desafio: “O PCdoB passou mais de 60 anos na ilegalidade, sendo sempre atacado pelas elites, seja pela força das armas, seja por legislação autoritária e restritiva, como agora. E sempre sobreviveu e sobreviverá”.

Representantes de diversos partidos saudaram o PCdoB pelo Congresso. Foi o caso do senador Antônio Anastasia (PSD-MG); dos deputados federais Vilson da Fetaemg (PSB-MG) e Mario Heringer (PDT-MG); além dos deputados estaduais Agostinho Patrus (PV-MG), presidente da Assembleia Legislativa, Sávio Souza Cruz (PMDB-MG) e Cristiano Silveira (PT-MG). O secretário municipal de Governo de Belo Horizonte, Adalclever Lopes, e a presidenta do PSOL-MG, Maria da Consolação, também enviaram mensagens.

Participaram também do ato os artistas mineiros Tadeu Martins, Gonzaga Medeiros e Cláudio Bento, mostrando a arte e a cultura de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha.