Escolha uma Página

Foi com a compreensão de que a cultura pode ser ferramenta de resistência, na mobilização e organização dos brasileiros que o poeta mineiro Tadeu Martins apresentou a seu partido, o PCdoB, em MG, a proposta de realização de um Festival Cultural Fora Bolsonaro de Poesia e Canção. Para debater a oportunidade dessa atividade e ideias para o regulamento, o partido convidou filiados e amigos para uma primeira reunião virtual, realizada nessa quinta-feira, dia 19.

Tadeu Martins abriu a reunião explicando os desafios do momento e afirmando que, “nós do PCdoB estamos propondo um evento capaz de dar novo rumo à música e poesia como fator de transformação social e política. A música e a poesia são capazes de nos emocionar, nos enternecer, nos alegrar e nos unificar para a luta política. Alegria para nós é coisa séria. A música e a poesia nos auxiliam a endurecer a luta, sem jamais perder a ternura”.

A primeira reação de lideranças do campo artístico presentes foi abraçar a proposta como forma de mobilizar a sociedade para expressar os seus sentimentos diante de um governo que tem como uma de suas prioridades atacar e desconstruir as conquistas culturais acumuladas.

Algumas polêmicas ajudaram a definir mais os objetivos do festival, sobretudo em torno do nome. Foram levantados nomes como Festival Apesar de Você, Festival Fascista que Saiu do Armário, embora o resultado tenha reforçado a convicção de que o nome Fora Bolsonaro traz consigo o grito do povo brasileiro. Durante a próxima semana serão enviadas as sugestões para a construção do regulamento.

O momento final do festival está sendo proposto para se realizar numa Live virtual nos dias 15 e 16 de novembro, nas comemorações do Dia da Bandeira. E a proposta é que poderão concorrer mineiros de todas as cidades de Minas, com música ou poesia, que abordem temas em defesa da cidadania e dignidade humanas, organização social, solidariedade, esperança, democracia, resistência e outros temas ligados ao combate à intolerância e ao fascismo, em defesa de um Brasil melhor, mais humano e mais justo.

Presente na reunião, a ex-deputada Jô Moraes, presidente do PCdoB-BH, fez uma breve apresentação da Resolução Política do 15º Congresso Nacional do PCdoB convidando os presentes a lerem e contribuírem com o debate.