Escolha uma Página

O PCdoB Minas Gerais promove, nos dias 15 e 16 de novembro, o Festival Cultural “Fora Bolsonaro” de Poesia e Canção. Os interessados em inscrever suas músicas e poesias autorais tem do dia 1º de setembro a 8 de outubro para enviar o material, que será submetido a uma comissão de pré-seleção. Serão classificadas 10 músicas e 10 poesias, que serão apresentadas em live nas redes sociais do PCdoB.

Confira o regulamento:

FESTIVAL CULTURAL “FORA BOLSONARO” DE POESIA E CANÇÃO

Nos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil, a cultura teve papel fundamental na luta contra o regime que oprimiu, torturou, exilou e matou muitos brasileiros.

A música e a poesia foram muito importantes na mobilização e organização dos brasileiros para reagir contra o regime opressor. Todos sabemos que artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Elis Regina, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Gonzaguinha, João Bosco, Milton Nascimento, Sérgio Sampaio e poetas como Aldir Blanc, Fernando Brant, Ferreira Gullar e Paulo César Pinheiro, contribuíram muito para o fim da ditadura militar no Brasil.

Hoje, quando o Brasil está ameaçado, por um presidente saudoso da ditadura militar, que desde o início do seu desgoverno tenta se transformar em ditador, com o apoio das Forças Armadas, de políticos oportunistas, milicianos e outros fascistas, precisamos novamente da música e da poesia para nos unir, orientar, e nos fazer acreditar que juntos somos mais fortes e que podemos sepultar de vez esta ameaça ditatorial.

Pensando nisto, nós do PCdoB estamos propondo um evento capaz de dar novo rumo à música e poesia como fator de transformação social e política. A música e a poesia são capazes de nos emocionar, nos enternecer, nos alegrar e nos unificar para a luta política. Alegria para nós é coisa séria. A música e a poesia nos auxiliam a endurecer a luta, sem jamais perder a ternura.

REGULAMENTO DO FESTIVAL

1 – O FESTIVAL CULTURAL “FORA BOLSONARO” DE POESIA E CANÇÃO acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro de 2021, a partir das 19 horas, com apresentações virtuais.

2 – Poderão concorrer mineiros, de todas as cidades de Minas, com música ou poesia, autorais, que abordem temas em defesa da cidadania e dignidade humanas, organização social, solidariedade, esperança, democracia, resistência e outros temas ligados ao combate à intolerância e ao fascismo, em defesa de um Brasil melhor, mais humano e mais justo.

3 – Cada participante pode inscrever duas obras, ou seja, duas músicas, duas poesias ou uma música e uma poesia, de 01 de setembro até o dia 08 de outubro de 2021.
3.1 – MÚSICA
A música pode ser de qualquer ritmo e pode ser gravada por uma pessoa ou com acompanhamento de outros músicos.

3.2 – POESIA
A poesia poderá ser interpretada por uma pessoa, ou por grupo, com ou sem acompanhamento musical e/ou cênico.
3.3 – Os concorrentes deverão gravar a música ou poesia com câmera, ou celular na horizontal, informando na introdução:
A – nome da música ou poesia
B – nomes dos autores
C – nome do intérprete
D – nome da cidade

4 – Para a inscrição, o interessado deverá enviar o vídeo com a gravação de cada música ou poesia para o e-mail:
[email protected]

4.1 – O vídeo deve ser acompanhado de cópia da letra de cada música, ou da poesia, e da ficha de inscrição totalmente preenchida (baixe a ficha de inscrição em .pdf e envie por e-mail ou preencha no Google Drive),
4.2 – O vídeo da inscrição é o que será julgado na pré-seleção e o mesmo que será apresentado ao público na Live final.

5 – As músicas e poesias inscritas serão submetidas a uma Comissão de Pré-Seleção e serão classificadas 10 músicas e 10 poesias, que serão apresentadas na Live final, sendo 10 músicas no dia 15 e 10 poesias no dia 16 de novembro de 2021.
5.1 – A Comissão de Pré-Seleção será formada por dez jurados, indicados pela comissão organizadora do Festival.

7 – A relação das 10 músicas e 10 poesias classificadas para a Live final do Festival será divulgada no dia 01 de novembro de 2021, nas redes sociais do PCdoB-BH e do PCdoB-MG, e por e-mail para todos os inscritos.
7.1 – Será informada também a ordem de apresentação das músicas e poesias, que será feita por sorteio realizado pela comissão organizadora do Festival.

8 – Uma comissão julgadora formada por doze personalidades do meio cultural, indicados pela comissão organizadora do Festival, escolherá entre as 10 músicas apresentadas, as três vencedoras do Festival: e entre as 10 poesias, as três vencedoras do Festival.
8.1 – Na Música: os jurados darão nota 5 a 10 para os itens Melodia e Letra.
Na Poesia: os jurados darão nota 5 a 10 para Poema e Interpretação.
8.2 – O resultado final será divulgado logo após a Live, nos dias 15 e 16 de novembro de 2021.

9 – PREMIAÇÃO DO FESTIVAL – MÚSICA
1º lugar – 30 CDs de vários artistas + 02 DVDs + troféu
2º lugar – 20 CDs de vários artistas + 02 DVDs + troféu
3º lugar – 10 CDs de vários artistas + 02 DVDs + troféu

9.1 – PREMIAÇÃO DO FESTIVAL – POESIA
1º lugar – 30 Livros de vários escritores + 02 DVDs + troféu
2º lugar – 20 Livros de vários escritores + 02 DVDs + troféu
3º lugar – 10 Livros de vários escritores + 02 DVDs + troféu

9.2 – PREMIAÇÃO ESPECIAL
Caso não se enquadre em um dos prêmios anteriores, haverá um Prêmio Especial para a Melhor Música e a Melhor Poesia para concorrente filiado ao PCdoB.

10 – As decisões das comissões julgadoras do Festival serão definitivas, soberanas e irrecorríveis.

11 – Os vídeos com as 10 canções e as 10 poesias, exibidos nos dias 15 e 16 de novembro serão divulgados nas diversas redes sociais do PCdoB-MG e encaminhados para o Partido nos outros estados.

11.1 – Os prêmios poderão ser retirados na sede do PCdoB (Rua da Bahia 1148, Centro, sala 705, Belo Horizonte), ou então enviados pelos Correios, para o endereço informado na inscrição.

12 – As lives finais apresentadas nos dias 15 e 16 de novembro de 2021, serão divulgadas para todos os grupos do PCdoB de Minas Gerais e também para jornais e emissoras de rádio e televisão, para divulgação espontânea.
12.1 – DIVULGAÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS
Os melhores trabalhos, música e poesia, serão divulgados nas mídias e eventos do PCdoB, promovendo assim a merecida visibilidade das obras.

Belo Horizonte, 24 de agosto de 2021

Tadeu Martins
Secretário de Cultura do PCdoB-MG

Wadson Ribeiro
Presidente do PCdoB-MG

Jô Moraes
Presidente do PCdoB-BH

Francisco Panadés Rubió
Presidente da Fundação Maurício Grabois-MG