Nos dias 27 e 28 de Agosto ocorreram importantes reuniões na região da Serra do Caparaó, em Minas Gerais, garantindo a rearticulação do PCdoB na região.

Conhecida por abrigar o Pico da Bandeira, terceiro ponto mais alto do Brasil e por ter presenciado, nos idos da década de 60 a Guerrilha do Caparaó, organizada pelo MNR (Movimento Nacionalista Revolucionário). Na região ativou-se dois comitês provisórios do PCdoB.

Na cidade de Alto Jequitibá, no povoado de Vista Bela, onze camaradas realizaram a Conferência Municipal do PCdoB, com a presença do Secretário de Comunicação do PCdoB de Minas Gerais Aldanny Rezende.

Em sua totalidade trabalhadores rurais, que produzem o melhor café do mundo, debateram a necessidade de pôr fim ao Governo Bolsonaro, de reunirmos amplas forças para vencermos as eleições e de organizarmos os trabalhadores rurais da região.

A organização das associações de moradores dos povoados, e fortalecimento da organização dos trabalhadores rurais, em busca de melhores condições para a produção e a venda do café foram também a pauta da reunião.

Foi eleito o trabalhador rural Marco Antônio Martins presidente do Comitê de Alto Jequitibá, Adriana Maria da Silva Assis Secretária de Organização, Nivaldo José de Souza Tesoureiro, Givaldo Cardoso Secretário de Comunicação e Dayane da Silva Assis Secretária de Juventude. Com 100% de trabalhadores e trabalhadoras rurais e 40% de mulheres, foi empossada a nova direção.

Já na cidade de Alto Caparaó, o trabalho rural e as dificuldades da safra de 2021 foram a pauta da conferência, temas como cultura e espaço para os artistas locais, turismo que contemple os anseios dos moradores de Alto Caparaó e a prática de esporte também tiveram destaque nos debates ocorridos na reunião. Os trabalhadores rurais e músicos Rogério Leandro e José Paulo da Silva conduziram o partido no próximo período.