A Conferência Estadual do PCdoB Minas Gerais se aproxima. A etapa mineira do 15º Congresso do PCdoB está marcada para o dia 2 de outubro e será o momento de aprovar nosso Projeto de Resolução ao Congresso, eleger delegados e o novo Comitê Estadual para o biênio 2021/2023. A resolução política sobre os desafios do próximo período no estado também será discutida. São debates que os militantes mineiros já têm feito intensamente durante as conferências municipais.

Ao mesmo tempo, passamos por uma intensa luta política que atravessa todo o Brasil. A crise tem contornos variados: econômico, político, sanitário, de infra-estrutura, ambiental, energético e educacional. O que teve início na saúde, com a pandemia do novo coronavírus, virou uma catástrofe generalizada.

Os níveis de desemprego estão elevados, milhares de empresas fecharam suas portas e, consequentemente, vivenciamos um empobrecimento maior do nosso povo. Ultrapassamos, com pesar, a triste marca de 580 mil mortes em função da Covid-19. “A tragédia é resultado da conduta criminosa e irresponsável do presidente”, diz nosso Projeto de Resolução.

A despeito disso, Bolsonaro cria um tensionamento político permanente com ameaças golpistas e riscos ao Estado Democrático de Direito — vide as ações do presidente para promover os atos no 7 de setembro, de caráter claramente antidemocráticos.

É preciso desgastar, isolar e derrotar Bolsonaro! Isso é essencial para salvar o país e não o faremos sozinhos. Torna-se mais imprescindível o fortalecimento de uma frente ampla democrática para a defesa do Brasil e para barrar o intuito golpista do presidente.

Nesse sentido, é importante apresentarmos ao povo diretrizes para uma plataforma emergencial de reconstrução nacional, que aponte saídas para a superação da crise e perspectivas para a retomada do desenvolvimento. É o momento de reafirmar o PCdoB como uma importante força política, fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira.

Na reta final de mobilização em torno do 15º Congresso, precisamos que todos os militantes e filiados participem das plenárias e conferências, debatendo e colaborando para a construção dos nossos documentos e ampliando esta discussão para a comunidade.

Todos somos chamados a contribuir para a revitalização do PCdoB, construindo bases de massa sólidas, ligando o Partido aos trabalhadores e trabalhadoras, aos jovens, às mulheres. Desta forma, vamos chegar ao nosso centenário com um Partido forte, comunicativo e influente, e garantir nossa representação política-institucional. Isso é tarefa de todos! Vamos juntos rumo ao 15º Congresso Nacional.

*Por Richard Romano, secretário de organização do PCdoB Minas Gerais