Escolha uma Página

Cyro Viegas de Oliveira, de BH

Noventa delegados e delegadas de diversos territórios e frentes de luta participaram da 17ª Conferência do PCdoB da capital mineira, que elegeu o novo comitê municipal, composto por 39 membros (13 mulheres e 26 homens), e reconduziu a assistente social e ex-deputada federal Jô Moraes à presidência do partido. Realizado em modo on-line no último sábado, 27/09, a conferência foi ganhou o nome de “Conferência Carlos Valadares”, em homenagem ao médico, militante e dirigente do partido que faleceu em outubro de 2020.

A presidenta municipal reeleita, Jô Moraes, considerou que o processo de mobilização da militância da capital em torno do processo de conferência foi vitorioso. “Nas cerca de 25 plenárias territoriais ou setoriais realizadas o que se viu foi a participação crescente dos militantes, e a consolidação coletiva da urgência de nos organizarmos nos territórios para estarmos mais próximos aos problemas concretos do povo”, destacou.

Entre os exemplos desta atuação, Jô citou a organização do movimento “cidade sustentável dos comuns”, que vem debatendo caminhos para os graves problemas urbanos que afligem Belo Horizonte, como as enchentes nos bairros, principalmente na periferia; a atuação da militância nas campanhas de solidariedade contra a fome e a carestia, e a luta pela vacinação. Jô Moraes comemorou também o cadastramento da militância no PCdoB digital, importante e moderno instrumento de gestão, política e finanças do partido.

Homenagem a Carlos Valadares

Um vídeo exibido com depoimento do comunista à Comissão da Verdade de Minas deixou a todos emocionados, em especial a sua companheira Gislene que, ao agradecer o carinho, anunciou sua filiação ao PCdoB. “Carlos dedicou a vida dele à busca do socialismo e sempre buscou aprofundar o seu conhecimento e o do conjunto da militância, com a qual sempre conviveu de maneira amorosa”, afirmou.

A conferência de Belo Horizonte transcorreu num clima de bastante unidade e compreensão sobre os grandes desafios organizativos do partido para o próximo período. “Nossa conferência ocorre em meio à luta de amplos setores sociais contra os ataques à democracia. É nosso papel defendê-la e aproveitar o curso da luta para crescer na capital. Acúmulo político sobre a cidade e militância aguerrida nós temos”, ressaltou o presidente estadual do PCdoB mineiro, Wadson Ribeiro.

Em seguida, André Tokarski, da direção nacional, apresentou um resumo do documento do 15º Congresso do PCdoB, que está em debate em todas instâncias partidárias. “O centro da nossa tática é derrotar Bolsonaro e reconstruir o país. Todos os nossos esforços são para articular uma grande frente política e social contra o fascismo. O ato do dia 2 de outubro já será fruto desta construção vitoriosa”, disse Tokarski.

Moções denunciam entrega da Cemig e pedem tombamento da Serra do Curral

Durante os debates sobre o documento do congresso, duas moções foram aprovadas pelos delegados da conferência. A primeira defende com veemência a Cemig e condena a liquidação deste patrimônio público estatal pelo governador Romeu Zema. “A estatal é uma das maiores da América Latina, gera lucros para o estado e presta serviços a todos os cantos de Minas. Não há razões para privatizá-la”, afirma o texto.

A outra moção defende o tombamento imediato da Serra do Curral, patrimônio histórico, ambiental e hídrico de Belo Horizonte. A região é ameaçada constantemente pela mineração irregular e pela especulação imobiliária. De acordo com a mação, “já faz alguns meses que o IEPHA apresentou um estudo que consolidou e apontou os passos daquilo que é a vontade da maior parte da população: o tombamento da Serra do Curral. Demanda essa que foi encaminhada ao Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (CONEP), sob gestão do governo de Romeu Zema, que tem sistematicamente procrastinando a sua aprovação”.

Acesse aqui as moções na íntegra:

Além das moções, foram apresentadas emendas a itens da tese que se referem à luta dos povos indígenas, trabalho, saúde e educação, meio ambiente, finanças partidárias, tática de frente ampla e comunicação digital. Todas as emendas foram aprovadas e serão submetidas a apreciação dos delegados da Conferência Estadual do PCdoB/MG. Ao final da conferência, a nominata apresentada pela direção durante os trabalhos da Conferência foi aprovada pela maioria esmagadora dos delegados e delegadas presentes.

Veja abaixo a nova composição do Comitê Municipal do PCdoB/BH

1. Adilson Teles
2. Aldanny Guimarães Rezende
3. Alysson Santos
4. Carlos Apolinário
5. Carmélia Maria Viana Rocha
6. Carol Custódio
7. Cristina Souza
8. Cyro Viegas de Oliveira
9. Daniela Moura
10. Davidson Nascimento
11. Diogo Santos
12. Elza Melo
13. Fátima Carvalho
14. Flávio Nascimento
15. Geromira Martins
16. Gildásio Westin Cosenza
17. Gilson Reis
18. Jô Moraes
19. José Antônio Lacerda (Jota)
20. José Antônio Virgílio
21. José Nunes
22. Júlia Aguilar
23. Julie Deatherage
24. Júlio Sergio – Serjão
25. Kátia Vergílio
26. Késsia Cristina
27. Leonel Rocha
28. Marco Aurélio
29. Marcos Adeilson Oliveira
30. Marilda Silva
31. Paulo César Machado Pereira (Paulinho)
32. Santuza Fernandes
33. Tiago Alves
34. Thiago Cruz
35. Valéria Morato
36. Viviene Xavier
37. Weslley Cantelmo
38. Wellington Teixeira
39. Wilson Wagner Brandão – W2