Escolha uma Página

Após 02 meses de mobilização, participação de mais de 200 filiados nas 27 reuniões de bases e coletivos, o PCdoB Betim realizou no último sábado (25), a sua 18ª Conferência Municipal. O encontro se deu de forma virtual e contou com a participação de 120 delegados e delegadas, representando a militância do Partido que atua no movimento sindical, movimento comunitário, estudantil, cultura, movimento pela igualdade racial, servidores públicos, LGTBT, movimento de mulheres e conselho tutelar, além dos filiados que desempenham tarefas na gestão municipal e no mandato parlamentar.

A conferência teve ainda a presença de diversas autoridades políticas da cidade e do estado. O prefeito de Betim, Vittório Medioli, saudou os participantes e aproveitou a ocasião para enaltecer a participação do PCdoB na gestão do governo municipal. “Temos feito um trabalho incansável na cidade, além das diversas obras de infra-estrutura já realizadas, temos muitas outras para serem entregues à população. A qualidade de vida em Betim melhorou muito nos últimos anos, estamos fortalecendo a saúde pública, atraindo empregos, investindo cada vez mais na educação, e desde o inicio da pandemia estamos tomando medidas efetivas no combate à Covid-19. Betim é um exemplo nacional de gestão, e o PCdoB tem sido um grande aliado na condução da prefeitura”, valoriza Medioli.

O presidente estadual do Partido Verde, Osvander Valadão, destacou as bandeiras de lutas em comum do PV e PCdoB. “A defesa da democracia, do desenvolvimento sustentável, as denuncias dos crimes ambientais como a destruição da Amazônia promovida pelo governo Bolsonaro, são pautas que aproximam o Partido Verde e os comunistas”, exaltou Osvander.

O ex-presidente da Câmara Municipal e atual vereador pelo Democratas, Léo Contador, se dirigiu aos presentes na conferência virtual, elogiando o PCdoB e suas lideranças, fazendo referência ao trabalho da Secretária de Educação Marilene Pimenta. Contador testemunhou o desempenho do vereador Tiago Santana na casa legislativa, a quem agradeceu a parceria, manifestando o seu desejo de que o parlamentar comunista possa alcançar novos espaços na política betinense, inclusive ao posto de presidente do parlamento municipal.

Os presidentes municipais do PSD e PROS em Betim, deixaram mensagens aos participantes da conferência, elogiando a relação com a militância e direção do PCdoB ao longo dos anos. “Minha trajetória de atuação no movimento estudantil, nas lutas em defesa do SUS, no movimento comunitário através da Famemg e na Conam, sempre foi de uma respeitabilidade com o PCdoB”, recorda Cláudio Carvalho presidente do PROS.

O presidente estadual do PCdoB, Wadson Ribeiro, congratulou os filiados do partido pela grande conferência, valorizando a presença do prefeito de Betim, dos representantes dos demais partidos. Aproveitou para apresentar uma análise acerca do cenário nacional e estadual, colocando como “desafios dos comunistas e das forças progressistas, construírem uma frente ampla para derrotar Bolsonaro e colocar fim ao cenário de tragédia em que se encontra o Brasil”.
Wadson também compartilhou com a militância do PCdoB o desafio de eleger uma bancada de deputados federais visando à superação da cláusula de barreira nas eleições de 2022. Finalizando sua intervenção o presidente estadual do Partido parabenizou os comunistas betinenses e o ex-deputado estadual, Dr. Geraldo Pimenta, que teve a sua pré-candidatura a deputado federal, aprovada na conferência “Pimenta é um quadro valoroso e comprometido com o PCdoB, sua pré-candidatura fortalecerá a nossa chapa para retomar a cadeira de deputado federal do nosso partido em Minas”, enfatiza Ribeiro.
A conferência ainda elegeu a nova direção municipal do PCdoB, que será composta por 37 membros, representando a atuação partidária nas diversas frentes. O vereador Tiago Santana foi reeleito por aclamação, presidente do Comitê Municipal.

Ao final Tiago Santana, destacou o espírito de unidade política da militância do PCdoB. “A construção dessa conferência se deu de forma vigorosa, com o envolvimento daqueles que já eram filiados e de mais de 70 novas filiações de pessoas que ingressaram nas fileiras do PCdoB durante esse processo. O nosso Partido termina esse encontro ainda mais fortalecido e ciente que os desafios são enormes, mas a nossa capacidade de lutar é ainda maior. Viva o PCdoB!”, enfatiza Santana.

De Betim, com informações ,Flavio Rodrigues, Secretário de Organização PCdoB Betim/MG