Escolha uma Página

O PCdoB de Contagem realizou a sua Conferência Municipal etapa preparatória para o 15° Congresso do Partido.

O Presidente Pedro Amaral fez um balanço da direção municipal cessante avaliando de forma positiva a condução dos comunistas nesses dois anos devido as dificuldades impostas por uma quadra histórica adversa de crescimento do fascismo.

Mesmo tendo um resultado aquém do esperado nas eleições proporcionais de 2020, o partido foi um dos primeiros que construiu a candidatura vitoriosa da Prefeita Marília Campos.

O Presidente destacou a vitória de Marília e a participação do PCdoB em seu governo como uma nova perspectiva política para os comunistas se apresentarem para a sociedade na cidade.

As teses do 15° Congresso foram apresentadas pelos camaradas Fagner Sena e José Rodrigues. Em síntese foram destacados a conjuntura internacional com ênfase para ascensão da China dirigida pelo Partido Comunista e um declínio relativo da hegemonia capitalista capitaneada pelos EUA. O tempo presente e futuro é do socialismo.

Em relação a conjuntura nacional foi reafirmada a tática do PCdoB de isolar e derrotar Bolsonaro, se impondo a necessidade de uma frente ampla capaz de avançar o processo de impeachment no Congresso Nacional.

Nas questões partidárias, os camaradas apresentaram os desafios para garantir a existência do PCdoB na política institucional como o compromisso para o ano de 2022, ano do centenário do PCdoB, de eleger parlamentares comunistas e superar as restrições antidemocráticas materializadas na cláusula de desempenho.

O processo de Conferência do PCdoB de Contagem contou com 03 encontros preparatórios para debates das teses. Ao todo a Conferência contou com a participação de 40 camaradas e produziu debates sobre as novas formas de comunicação, em especial a comunicação digital. Também foi destacado a aproximação do Partido com a classe trabalhadora em seus territórios através de associações de bairros e movimentos locais. Ainda foi discutido o fortalecimento da participação das mulheres e da juventude no Partido.

Como primeira tarefa militante da nova direção e dos filiados e filiadas, os camaradas foram convocados para participarem das manifestações nacionais do dia 02 de outubro pelo Fora Bolsonaro.

Ao fim da Conferência Municipal foi eleita a nova direção do Partido que contará com 10 homens e 5 mulheres, responsáveis por dirigir o partido no biênio 2021-2023. Para representar o partido na Conferência Estadual foram eleitos 08 delegados em composição paritária, 04 homens e 04 mulheres.

O PCdoB de Contagem segue vivo, pujante e indispensável à democracia.