*Por Andressa Schpallir
Com grande participação da militância, o PCdoB Minas Gerais realizou, neste domingo (3), sua 19ª Conferência Estadual. A atividade reuniu 226 pessoas, sendo 145 delegados e suplentes, e foi realizada por videoconferência. Foram eleitos, com 91,9% de aprovação, 34 delegados e 17 suplentes ao 15º Congresso Nacional do PCdoB. Também foi votada a nova composição do Comitê Estadual para o biênio 2021-2023, que obteve 94,9% de aprovação.
“Abrindo caminhos para um período de mais esperanças que desesperanças e derrotando o governo fascista de Bolsonaro”. Assim, Wadson Ribeiro ‒ presidente da direção cessante e reconduzido à função por aclamação ‒, resumiu a chegada do PCdoB ao seu centenário. Para ele, o Partido deve abrir caminho para que o “setor democrático, popular e avançado” possa ganhar espaço na sociedade brasileira, levando o Brasil a um cenário de desenvolvimento.
Ele considerou que construir o processo congressual neste momento de “agitação política e instabilidade” é muito positivo. “Reunimos nossa militância para discutir política e as saídas para o Brasil que deixem para trás o momento obscuro e antidemocrático que estamos vivendo”, afirmou. Mais de 80 cidades mineiras realizaram suas conferências municipais nos últimos dois meses, com mais de 1.700 militantes mobilizados.
O deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB-MG), afirmou que o Congresso ocorre num momento difícil com Bolsonaro na presidência. Ele classificou o governo como “ultraliberal na economia, ultraconservador nos costumes, extremamente autoritário, antidemocrático e que flerta com o fascismo”. Para o deputado, os comunistas devem ter como centro de luta a defesa do desenvolvimento nacional e a redução das desigualdades sociais, levando o Projeto de Resolução à prática e se aproximando das periferias e das bases.
André Tokarski, secretário de Juventude e membro da Comissão Política Nacional do PCdoB, apresentou o Projeto de Resolução Política do 15º Congresso Nacional do Partido. De acordo com Tokarski, a Resolução ajuda a colocar o PCdoB como instrumento “atual, contemporâneo e necessário de luta em defesa da classe trabalhadora, da soberania nacional, da democracia e do socialismo”.
“O partido busca cada vez mais se vincular aos trabalhadores e trabalhadoras, com forte presença de mulheres, negros, negras e jovens”, explica. “Queremos caminhar rumo ao centenário com um projeto de nação claro e quadros preparados para essa luta.”
A Conferência contou com uma intervenção do poeta e produtor cultural Tadeu Martins. Tadeu, que é membro do Comitê Estadual, declamou o cordel “As mentiras que te contaram e você acreditou”, de sua autoria. O cordel pretende explicar o comunismo de forma simples e será posteriormente disponibilizado nas redes sociais do PCdoB Minas Gerais.
“Eu lhes pergunto: o que é comunismo?(…)/ não é maldade, não é lambança/ comunista nunca comeu criança e nem toma casas da população/ Comunismo não tira liberdade/ comunismo defende a verdade/ defende a cultura e a educação”.
Um dos pontos altos da Conferência foi a intervenção de José Luiz Moreira Guedes, que foi eleito presidente da UNE em 1966 e assumiu como deputado federal em 1983. Guedes, que é de Juiz de Fora, falou sobre a necessidade da Frente Ampla. “É preciso voltarmos às bases, estar onde o trabalhador está”, afirmou, completando que a unidade da esquerda “vem fundamentalmente das bases operárias e trabalhadoras”.
Balanço
Apesar do desafio de enfrentar a luta política numa situação desfavorável diante do resultado nas eleições de 2018, o balanço da direção do PCdoB Minas Gerais entre 2019-2021 foi positivo. A construção partidária nesta gestão foi orientada por um planejamento estratégico que resultou no fortalecimento das secretarias e consolidação de comissões, além do aumento das contribuições partidárias e do diálogo com os Comitês Municipais.
Homenagem
A Conferência Estadual do PCdoB Minas Gerais homenageou “os lutadores que partiram”: Carlos Melgaço Valadares, dirigente do Comitê Municipal do PCdoB de Belo Horizonte; Hamilton Moura, vereador de Funilândia e dirigente do Sindicato dos Rodoviários; e Marizete Amaral Leão, líder comunitária na luta por moradia em Belo Horizonte. Também foram lembrados os quase 55 mil mineiros mortos em decorrência da Covid-19 no estado.
Confira a nova composição do Comitê Estadual do PCdoB Minas Gerais (2021-2023):
- Aldanny Guimarães Rezende
- Alex da Silva Carvalho
- Alex Santos Custodio
- Ana Maria Silva Oliva
- Andreia da Consolação Silva Diniz
- Andressa Schpallir Silva
- Antônio Fernando Máximo
- Augusto Viana da Rocha (Gugu)
- Barbara Ravena Martiniano de Assis
- Carlos Baromeu Dias
- Celina Alves Padilha Arêas
- Clauderson da Silva Santos (Black)
- Daniel Aparecido de Araújo Cabral
- Daniel Dias da Silva
- Daniela Nunes Moura
- Diego Carlos Ferreira
- Diogo Oliveira Santos
- Edson de Paula Lima
- Eloisio Antônio Godinho
- Elza Melo Machado
- Fagner Ribeiro Sena (Tatu)
- Fátima Daniela Carvalho de Souza
- Flávio Manoel Rodrigues da Silva (Saddan)
- Francisco Panadés Rubió
- Gabriel Lima de Souza
- Gabriel Souza Luna
- Geraldo Santana Pimenta
- Getúlio Ferreira de Morais
- Gilson Luiz Reis
- Guilherme Alves da Silva e Silva
- Hebert Levi Pereira Nunes
- Helen Cristina Buttignol Perrela
- Jhon Sleno Cristino de Souza
- José Carlos Padilha Arêas
- José Célio de Alvarenga (Celinho Sinttrocel)
- José Roberto Alexandre
- Josiane Soares Amaral Garcia
- Júlia Inês Botelho Aguilar
- Kessia Cristina Teixeira de Paula Silva
- Laís Moreira Silva Santos
- Leandro Carneiro Batista
- Leonel Eustáquio Rocha Silva
- Lívia Silva Macedo
- Luanna Katleen Paiva Ramalho
- Márcia de Fátima Lopes Ferreira
- Maria do Socorro Jô Moraes
- Marilda Silva
- Moacir Freitas Júnior
- Mônica Junqueira Cardoso
- Murilo Ferreira da Silva
- Nivaldo Rita
- Paulo César Machado Pereira (Paulinho)
- Paulo Sérgio de Oliveira (Tuca)
- Pedro Amaral de Aguiar Gama
- Rafael Leal dos Santos Pegado
- Ramon Esteves dos Reis Almeida
- Richard Ferreira Romano
- Maria Rita Fernandes de Figueiredo
- Tadeu Martins Soares
- Telma Patrícia de Moraes Santos
- Tiago Santana Cassiano
- Valéria Peres Gonçalves Morato
- Viviene Adriana Xavier
- Wadson Nathaniel Ribeiro