Na última quarta-feira (03 de novembro de 2021) a presidente do PCdoB de Belo Horizonte, Jô Morais, e representantes do Movimento Cidade Sustentável dos Comuns – Weslley Cantelmo, Larissa Guarani e Davidson Nascimento – se reuniram com o Diretor-Presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Pereira.

Na oportunidade o Movimento apresentou ao Diretor da Urbel seus compromissos, sintetizados em seu Manifesto de Lançamento – A CIDADE DEVE EXPRESSAR A VIDA QUE TODOS MERECEM, além de demandas das comunidades que o movimento tem acompanhado. Foram tratadas questões referentes a:

• Risco de inundação e necessidade de regularização fundiária às margens do córrego Ólhos D’água (Região Pampulha);

• Risco de inundação na Avenida Vilarinho (Região Venda Nova);

• Risco de inundação na rua 9 de Abril (Ocupação Dandara);

• Risco de inundação e necessidade de regularização fundiária às margens do córrego Capão (Avenida Navegantes, Venda Nova);

• Risco de inundação na Vila Biquinhas (Heliópolis);

• Construção do parque ciliar às margens do córrego do Onça, incluindo passeio na extensão dos trechos de remoção de famílias, pista de caminhada, continuação do cercamento, academia da cidade, equipamentos e mobiliário para crianças, apoio à organização da Feira das Mulheres, instalação de móveis e leiteiras urbanos;

• Risco de inundação (efetivado nas duas últimas semanas) na avenida Country Clube (Castanheiras setor 11/12 – Leste), próximo à ocupação Terra Nossa;

• Necessidade de vistoria em condomínios populares do Granja de Freitas (Residencial Taquaril) (PAC) para verificação de possíveis erosões e recalque de solo.

• Risco de inundação e desabamento de casas às margens do córrego Cercadinho (Havaí – Oeste), além da necessidade de dar retorno aos moradores já removidos quanto às indenizações e política definitiva de realocação (estão sendo atendidos pelo Bolsa-Aluguel).

Assim, foi aberto um importante canal de diálogo junto à Prefeitura de Belo Horizonte e em favor de um novo modelo de cidade.