*Por Jô Moraes

Emocionante o momento da entrega da premiação aos que ousaram participar de um Festival de Cultura essencialmente transgressor: pelo promotor do evento, um partido político de ideais comunistas que sonha com uma sociedade de iguais, o PCdoB; pelo tema, enfrentamento aberto ao poder central e seus mitos; pelas precárias condições de premiação (filmes russos que não estão na Netflix, livros e CDs).

Os troféus foram entregues num sábado à tarde chuvoso, embaixo da marquise de um prédio, com comemoração no boteco da esquina da Guajajaras, compartilhando o espaço com uma mesa de policiais que estavam lanchando.

“Foi um sufoco. Na hora de começar deu problema na internet do prédio onde estávamos. Regularizou, mas tivemos mais duas interrupções. Mas valeu a pena sentir a garra de todos que trabalhavam lá e que participaram”, comentou emocionado o poeta Tadeu Martins, coordenador do Festival Fora Bolsonaro de Poesia e Canção sobre a fase de apresentação dos vencedores.

O Festival foi um verdadeiro desafio político e cultural. No seu lançamento alguns comentários nas redes sociais ressaltavam que seria difícil atrair participantes com um tema excessivamente radical e uma premiação que não incluía recursos financeiros, como sempre foi a tradição dos festivais similares.

Esse obstáculo foi enfrentado com um regimento que ampliava a visão dos temas a abordar e de quem podia concorrer. Embora tenha sido realizado em precárias condições materiais, com muito improviso, o resultado do Festival Fora Bolsonaro de Poesia e Canção captou a força transformadora da arte com sensíveis poesias, doces e alegres canções.

As palavras dos dois primeiros lugares, na poesia, a atriz Ivana Andrés e na música, o compositor Aggeo Simões expressam o inusitado dessa experiência.

“Participar do Festival “Fora Bolsonaro”, promovido pelo PCdoB, foi a oportunidade de utilizar a nobre arma da poesia como veículo de expressão de valores humanísticos e antifascistas”, comentou Ivana Andrés.

Já Aggeo Simões destacou: “Quando eu fiquei sabendo do festival abri um sorriso. O PCdoB saindo na frente, unindo protesto com bom humor. Afinal é um festival de arte (música e poesia) historicamente transgressores e com esse nome “Fora Bolsonaro”. Eu não pensei duas vezes. Queria muito estar presente num festival com esse nome e com esse espírito. Parabéns ao PCdoB de Minas!”

No dia 16 de novembro foi ao ar, no YouTube do PCdoB Minas, a etapa final do Festival com a apresentação de dez finalistas de música e dez de poesia demonstrando a riqueza lírica e a força da rebeldia da produção cultural mineira. Para garantir as necessárias condições sanitárias, a apresentação híbrida contou com uma dedicada equipe formada por poetas, compositores, músicos técnicos e “plateia”, nas pessoas do mágico na técnica Marco Aurélio, do poeta e produtor Tadeu Martins, do também poeta Gonzaga Medeiros, dos músicos Amon Siqueira e João Vitor, das jovens estudantes Kessia Cristina e Carol Custódio e da entusiasta torcida formada por Jô Moraes, Santuza Rodrigues e Zum Noronha.

Estiveram envolvidos no Festival, entre mobilizadores, participantes e jurados cerca de 60 artistas. Um esforço voluntário que superou todas as dificuldades.

Os três primeiros colocados em música foram: Primeiro lugar: Frevo do Butantan, de Aggeo Simões; segundo lugar: Resistência, de Marcelo Ribeiro; terceiro lugar: Pra desbolsonarizar seu coração, de Bruno Ribeiro Marques.

Os três primeiros colocados em poesia foram: Primeiro lugar: Pandemia e Pandemônio, de Ivana Andrés; segundo lugar: Empreste seu peito pro meu coração, Heitor de Pedra Azul; terceiro lugar, Pequeno Herói de Heitor de Pedra Azul.

Uma experiência ainda a ser valorizada e divulgada.

Jô Moraes

Os 10 finalistas de poesia e canção:

POESIA:

1. PANDEMIA E PANDEMÔNIO Ivana Andrés (Belo Horizonte);
  2. EMPRESTE SEU PEITO PRO MEU CORAÇÃO Heitor de Pedra Azul (França) Intérprete: Paulo Fernandes (BH);
  3. PEQUENO HERÓI Heitor de Pedra Azul (França) Intérprete: Paulo Fernandes (BH);
  4. VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA Ivana Andrés (Belo Horizonte);
  5. RAPEL João Klinger (Juiz de Fora) Intérprete: Ângelo Abreu;
  6. SAL DA TERRA Alex Konrado (Comercinho);
  7. RAPENSANDO (PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FUZIL) Orlando Coelho (Uberaba);
  8. DEPENDÊNCIA E MORTES Cláudio Guadalupe (Divinópolis);
  9. PEQUENA FABULA DE NOSSOS DIAS Orlando Coelho (Uberaba);
  10. SENZALA Eliana Gonçalves (Contagem).

MÚSICA:

1. FREVO DO BUTANTAN Aggeo Simões (Belo Horizonte);
  2. RESISTÊNCIA Marcelo Ribeiro (Belo Horizonte);
  3. PRA DESBOLSONARIZAR SEU CORAÇÃO Bruno Ribeiro Marques (Divinópolis);
  4. 3ª ONDA Rodrigo Braga (Rodrigo Buxa) (Belo Horizonte);
  5. CANTO André Luiz de Vasconcelos Silva (Belo Horizonte);
  6. CAMINHOS DE MINAS Mário Lisboa (Vale do Jequitinhonha);
  7. NEGAÇÃO DAS FLORES Nélio Torres (Belo Horizonte);
  8. AIS 5 HORAS Militani de Souza (Belo Horizonte);
  9. 2014 Rodrigo Braga (Rodrigo Buxa) (Belo Horizonte);
  10. FLOR NA POEIRA Leonilda Ferreira – Léo (São Gonçalo do Rio Preto).