Cristina Souza, Jô Moraes, Julia Inês e Kátia Vergílio na Vila Pinho.

Neste começo de dezembro, integrantes do Comitê Municipal do PCdoB BH reforçaram o contato com comunidades da capital para ampliar a estruturação do trabalho de mulheres. Jô Moraes, Fátima Carvalho, Júlia Inês, Kátia Vergílio e Cristina Souza estiveram no Novo Aarão Reis,  Vila Pinho e Taquaril para planejar e organizar a ação mulheres na linha do Feminismo Popular. Registra-se também a importante participação de Elza Melo, que está no momento em outro estado, na atividade do Novo Aarão Reis através de vídeo chamada.

Fátima Carvalho e a roda de conversa das mulheres na Ong IMA no Novo Aarão Reis.

No Bairro Novo Aarão Reis, por meio da articulação do dirigente municipal do PCdoB, Marcos Oliveira, liderança popular da região, foi realizada a visita à ONG IMA – “Instituto Mulheres Amadas” que acolhe vítimas em situação de violência doméstica, busca orientá-las e ajudá-las nas situações de vulnerabilidade. Nessa ocasião foi realizada uma vídeo chamada com a também dirigente municipal do PCdoB, Elza Melo, que, emocionada, conversou com a coordenadora do IMA, Ivone, resgatando a parceria que ambas  realizam através do Projeto “Para Elas” da Faculdade de Medicina da UFMG, coordenado por Elza.

Na Vila Pinho, o encontro na Associação Comunitária do bairro instalou o núcleo “Mulheres que se Ajudam”, vinculado ao Movimento Popular da Mulher (MPM) e à União Brasileira de Mulheres (UBM). O evento contou com o apoio do líder comunitário Exupério e do dirigente municipal Jota Lacerda. De imediato ficou marcada uma nova reunião onde seria apresentado o programa de trabalho.

Jô Moraes, W2 e Fátima Carvalho em frente à Casa do Hip Hop no Taquaril.

O Taquaril é uma área de atuação prioritária da liderança popular e dirigente do PCdoB BH, W2. Entre outras atividades, W2 atua no programa Fica Vivo e na Casa Hip Hop. A proposta construída por Fátima Carvalho, coordenadora do MPM e apresentadora de um programa na Rádio Web Taquaril, é criar uma articulação entre as mulheres do núcleo do Projeto Para Elas e outras mulheres que atuam junto à Casa Hip Hop. W2 que é uma referência na região e também trabalha nos projetos da Educação Integrada participará desta construção.

Nesse período também se realizou o Lançamento do Projeto SBC Cinema e Arte sob coordenação da camarada Santuza Rodrigues, membro do Comitê Municipal do PCdoB BH. Também está em desenvolvimento a Campanha Feminismo, Solidariedade e Afeto pelo #Combate à Pobreza Menstrual lançada pela União Brasileira de Mulheres-MG e pelo Movimento Popular da Mulher que já recolheu e distribuiu itens de higiene pessoal feminina.