Escolha uma Página

A Comissão Política Estadual do PCdoB Minas Gerais, reunida no dia 19 de Fevereiro, debateu a grave crise internacional, a situação do Brasil e a tática eleitoral para as eleições deste ano no Estado.

O PCdoB Minas continuará a centrar os seus esforços políticos na consolidação da federação de partidos que vem sendo gestada com o Partido Verde, o Partido Socialista Brasileiro e o Partido dos Trabalhadores, entendendo ser a Federação um importante instrumento democrático e continuará estimulando e participando das reuniões dessas legendas em Minas Gerais.

O centro da tática política do PCdoB é derrotar o Governo Bolsonaro, através de uma ampla frente de partidos, entidades e lideranças em defesa da democracia no Brasil.

Em Minas o PCdoB aponta a necessidade da consolidação de uma ampla oposição ao atual Governo Zema. Ultraliberal na economia e aliado de Bolsonaro, Zema não apresentou nenhuma proposta concreta para Minas Gerais. Zema que vender todo patrimônio público de Minas e punir ainda mais os servidores do Estado e seu povo.

Para tanto o PCdoB conclama dialogar e aglutinar as forças políticas em torno de uma candidatura que enfrente o Governo Zema, propondo inclusive à futura federação de partidos a atuação unificada com o possível lançamento de uma candidatura ao Governo de Minas.

O PCdoB Minas aprova como tarefa central e prioritária para o partido em Minas reconquistar a cadeira de deputado federal e apresenta ao pleito o nome do Camarada Wadson Ribeiro, presidente estadual do Partido, ao cargo.

Wadson reúne experiência e convicção política. Criado nas lutas da juventude, no parlamento e nos executivos nacional e estadual o mandato do Wadson estará a disposição da luta do povo mineiro no Congresso

O PCdoB decidiu também apresentar a sociedade mineira e aos partidos políticos o nome do Professor Gilson Reis para a disputa ao Senado por Minas Gerais. Árduo defensor da educação, Gilson foi presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, vereador na capital por 2 mandatos e atualmente preside a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino – a CONTEE. Gilson reúne combatividade e experiência política para ampliar o debate sobre a crise de Minas e a construção e um outro rumo para o Estado.

O PCdoB se faz presente na Assembleia Legislativa de Minas Gerais desde 2002, hoje representado pelo Deputado Celinho Sintrocel.

Em 2022 concentrará os seus esforços para manter a atual cadeira do partido e buscar ampliar a sua representação. Com importantes nomes em Minas Gerais o PCdoB aguardará as definições da federação e da conclusão das mudanças de parlamentares de partido, que a janela eleitoral que abrirá em Março para a definição mais precisa de sua tática ao parlamento mineiro.


Belo Horizonte, 19 de Fevereiro de 2022