Resolução do Comitê Municipal do PCdoB em BH

Comemoração do centenário do PCdoB na Praça Sete de Setembo. Crédito: Carol Custódio.

A disputa política do país e em BH vai se afunilando para a maior batalha do ano que são as eleições de outubro. Novos passos foram dados por diversas forças políticas. PCdoB, PT e PV anunciaram a construção da Federação Partidária, uma conquista de elevada importância para nosso Partido que foi o principal articulador da aprovação da Lei da Federação. O PCdoB também já oficializou o apoio a Lula e o divulgou no exitoso Festival Vermelho em comemoração aos 100 anos do Partido. Também avança as alianças em torno da pré-candidatura Lula com a filiação de Geraldo Alckmin ao PSB e a indicação formal de que será o vice na chapa com Lula. Na Centro-Direita ainda se busca a construção de uma candidatura única que possa ter viabilidade diante de uma eleição polarizada entre Lula e a extrema direita representada por Bolsonaro. O atual presidente por sua vez vem apresentando resiliência nas pesquisas de intenção de votos, inclusive com crescimento, o que indica claramente que será uma eleição muito acirrada.

Em Minas, as definições também dão novos passos. Zema continua como primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto para o governo do estado, o que impõe o desafio de se construir uma ampla frente para enfrentá-lo e impedir o ultraliberalismo do Partido Novo continue destruindo os pilares do desenvolvimento social e econômico de Minas. Nesse cenário, a desincompatibilização do prefeito de BH com vistas a disputar a eleição para governador é um passo importante, pois ele é o único que apresenta intensão de voto nas pesquisas capaz de competir com Zema. A aproximação eleitoral e programática desta possível candidatura com o campo progressista, porém, ainda é algo sem definição clara, com movimentações ocorrendo nesse sentido. Por outro lado, o lançamento da pré-candidatura ao governo de Minas do senador Carlos Viana, agora no PL, partido de Bolsonaro, traz novos elementos, pois impacta fortemente em BH. Neste contexto, o PCdoB lançou a pré-candidatura ao Senado do ex-vereador de BH, Gilson Reis, a ser apreciada no interior da Federação Partidária, como instrumento de reforçar a voz progressista na disputa.

O sentido geral da ação do PCdoB BH neste contexto é claro: contribuir para vencer com Lula as eleições presidenciais e para reconquistarmos o mandato federal no estado com o presidente do PCdoB Minas, Wadson Ribeiro. A responsabilidade do PCdoB em BH para a reconquista de nosso mandato federal é elevada. A meta que devemos alcançar é de pelo menos 15 mil votos para deputado federal. Esse é um desafio que requer o máximo envolvimento de todos dirigentes e militantes partidários em um esforço planejado e contínuo. A partir de agora todas as ações e agendas da estrutura partidária, de seus membros e de sua frente de luta de massas como juventude, trabalhadores, mulheres, lgbtqia+ e movimento negro, devem estar em sintonia e convergência com o objetivo central da eleição do mandato federal.

Para alicerçar o projeto eleitoral prioritário de eleição do mandato federal, o PCdoB em BH contará com as candidaturas à Assembleia Legislativa de Jô Moraes, presidenta do PCdoB BH, e Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas e da CTB Minas.  Além destas, dada sua inserção na cidade, o deputado Celinho do Sinttrocel também reforçará a campanha federal na capital. A organização do Comitê Municipal do PCdoB em BH entre estas candidaturas será orientada de modo a garantir a máxima capacidade de ambas em ampliarem o alcance da candidatura a federal do Partido com Wadson Ribeiro na cidade.

Conclamamos todos os filiados do Partido a somarem esforços nesta batalha crucial da história do país e do PCdoB.

Comitê Municipal do PCdoB BH, 07 de abril de 2022