Escolha uma Página

Em uma plenária virtual que contou com a participação de mais de 150 dirigentes e militantes de todas as regiões de Minas, o PCdoB lançou oficialmente nesta segunda, dia 11, o calendário e as orientações para as Conferências Municipais e a Conferência Estadual do partido, que irá acontecer nos dias 17 e 18 de novembro no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte.

A Secretária Nacional de Organização do partido, Nádia Campeão, destacou que a história do partido mostra que as conferências municipais não devem assumir um caráter apenas burocrático e processual. “As conferências têm, evidentemente, uma configuração organizativa do partido, com a renovação das direções e o cumprimento da legislação eleitoral, mas elas são antes de tudo um momento político, ideal para que a militância possa debater de forma coletiva os elementos da conjuntura e os desafios para o crescimento do partido em cada município”, afirmou.

Já o presidente estadual do partido, Wadson Ribeiro, analisou a conjuntura em que se inserem as conferências municipais e a conferência estadual diante do novo contexto histórico do país. “Com a eleição do presidente Lula e a derrota da extrema direita, abrem-se novas possibilidades de crescimento do PCdoB em todos os estados do país, com amplo potencial aqui em Minas. Nosso partido foi, talvez como nenhum outro, perseguido de forma orgânica durante os quatro anos do governo Bolsonaro, através de campanhas difamatórias e disseminação de Fake News que tentaram subverter o papel dos comunistas na história de lutas em defesa do Brasil. Mas hoje a realidade é outra, e as conferências vão mostrar que em 2024 estaremos preparados para aumentar forma expressiva a nossa presença nas Prefeituras e nas Câmaras Municipais.

O deputado estadual Celinho Sintrocel reafirmou os compromissos do partido na Assembleia Legislativa contra as iniciativas privatistas do governador Romeu Zema. “O PCdoB segue vigilante diante das medidas anunciadas pelo governo que poderiam resultar nas privatizações da Cemig, da Copasa e da Codemig. Não vamos aceitar ver o nosso patrimônio ser entregue de mão beijada aos interesses do mercado financeiro”, disse. Celinho destacou mais uma vez que seu mandato está à disposição dos militantes do partido em todo o estado.

No encerramento da plenária, a militância demonstrou toda a vibração do partido em Minas, prometendo reunir milhares e milhares de comunistas em dezenas de cidades espalhadas pelo estado durante o período das conferências municipais.