O mandato do deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB) mostrou mais uma vez, nesta quinta, dia 5, sua capacidade de liderança e diálogo com o Poder Público e com a população, especialmente no Vale do Rio Doce. O deputado realizou uma Audiência Pública para debater a revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), em busca da construção de um novo marco regulatório que concilie a preservação do Meio Ambiente e a qualidade de vida das famílias que vivem na região.

Em 2021, a Fundação Renova anunciou o investimento de R$ 93 milhões para o PERD. Os recursos estão sendo utilizados em uma série de ações para melhorar a estrutura do parque, que guarda a maior área remanescente de Mata Atlântica de Minas Gerais. Reuniram-se na Assembleia Legislativa os prefeitos Luiz Paulo, de Pingo D’Água, Eder Fragoso, de Córrego Novo, Hamilton Lima, de Marliéria, Márcio, de Jaguaraçu, o vice-prefeito Marciny, de Dionísio, além de cerca de 30 vereadores, gestores públicos, ambientalistas e lideranças comunitárias.

Uma das principais demandas dos moradores é pela instalação e regularização da rede elétrica nas áreas próximas ao parque que já têm imóveis comerciais e residenciais construídos, principalmente chácaras e sítios. A discussão levantada pelo deputado Celinho fez com que a Cemig e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) chegassem a um acordo que vai permitir a ligação elétrica para as comunidades que ainda estão sem energia. Outro ponto importante é a necessidade de revitalização da “ponte queimada”, que faz a ligação entre os municípios de Marliéria e Pingo D’água e que foi alvo de um incêndio criminoso no último mês de agosto.

“Somos todos defensores do Parque Estadual do Rio Doce. Esta audiência pública é mais um passo importante no sentido de que o governo entenda a situação das famílias que vivem próximas ao parque, para que possamos avançar juntos na Sustentabilidade e no desenvolvimento social e econômico de toda a região”, concluiu Celinho.