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Marcado para o próximo dia 24 de novembro, o leilão da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, foi tema de Audiência Pública realizada nesta terça na Assembleia Legislativa, após requerimento apresentado pelo deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB).

O evento contou com as presenças de Guilherme da Rocha Sampaio, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do superintendente da agência Marcelo Cardoso Fonseca, Renato Araújo, diretor da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (ANUT), Marcus Vinicius, prefeito de Coronel Fabriciano e presidente da Associação dos Municípios de Minas Gerais, Gladstone Lobato, representando a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Luiz Carlos Gontijo, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Minas Gerais (SINDPAS), Aldacir Ribeiro Lopes, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg). Participaram também mais de 70 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de mais de 15 cidades do Vale do Aço, além de representantes da sociedade civil.

Os representantes da ANTT detalharam o projeto que será entregue à concessão no próximo mês de novembro. O contrato prevê o investimento de R$ 6,02 bilhões de reais em obras, durante um período de 30 anos, que atenderão 21 municípios de forma direta, além de mais de R$ 4 bilhões de reais de custos de operação neste mesmo período. O diretor Guilherme da Rocha Sampaio afirmou que o leilão terá concorrência de empresas interessadas. “Estamos a um mês do leilão, temos a convicção que dará certo e teremos concorrência de duas ou três concessionárias”.

O deputado Celinho Sintrocel defendeu a necessidade da concessão como alternativa para que a BR-381 deixe de carregar essa nomeação de “rodovia da morte”. Segundo o parlamentar, realizar uma Audiência Pública neste momento é fundamental para atualizar e construir de forma coletiva as últimas etapas antes que o processo de concessão seja finalizado e as obras possam ser iniciadas.

“A duplicação e a concessão da BR-381 são boas para Belo Horizonte, para os vales do Aço, Jequitinhonha e Mucuri, para Minas e para o Brasil. Vamos acabar com este triste legado e construir na 381 uma nova rodovia da vida”.