Após dois dias de uma das maiores e mais amplas conferências do partido no estado, o PCdoB de Minas Gerais elegeu os membros do novo Comitê Estadual no último dia 18 de novembro, sábado, em Contagem. Wadson Ribeiro, ex-deputado federal e hoje gerente do Departamento Regional do Finep, órgão de fomento ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi reconduzido por aclamação ao posto de presidente estadual do PCdoB.

O encontro representou a conclusão de um amplo processo de crescimento e renovação do partido em Minas. Após meses de conferências municipais, que reuniram milhares de militantes em todas as regiões do estado, a conferência estadual mostrou um partido ainda mais forte e mais representativo, com a filiação de dezenas de vereadores, ex-prefeitos e lideranças dos mais diversos setores da sociedade.

Mais de 250 pessoas participaram da Conferência Estadual. Na manhã do sábado, dia 18, um grande ato político reuniu, além do deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB), o deputado federal Rogério Correia (PT), a deputada estadual Lohana França (PV), o ex vice-prefeito de BH Paulo Lamac (Rede) e a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT). O Comitê Central esteve representado pelo camarada Nivaldo Santana, secretário Sindical do PCdoB.

Logo após ser reeleito presidente estadual do partido, Wadson Ribeiro sintetizou em sua fala o momento do PCdoB em Minas, e indicou o caminho que o partido precisará percorrer até as eleições municipais de 2024.

“Está muito claro para nós que Minas Gerais e o Brasil vivem conjunturas bem diferentes. Enquanto por um lado o governo Lula vem mostrando que é possível combinar crescimento econômico com mais justiça social e geração de empregos, em Minas o governo Zema quer aumentar ainda mais a dívida do estado e privatizar as empresas que o povo mineiro levou décadas para construir, como a Cemig e a Copasa. O papel do partido nas eleições de 2024 será o de reunir forças e ampliar alianças para derrotar o bolsonarismo e a extrema direita em Minas. Vamos aumentar de forma expressiva o número de vereadoras e vereadores eleitos, consolidar os projetos do governo Lula no estado e construir um PCdoB cada dia mais forte e mais inserido na vida do povo mineiro, em cada cidade e em cada região de Minas Gerais”, concluiu.