Escolha uma Página

Um partido renovado, enraizado na sociedade e com forte presença política institucional. Estes são os principais objetivos do PCdoB de Belo Horizonte para o período 2023/2025. A direção municipal, eleita em outubro, reuniu-se pela primeira vez após a conferência para definir sua composição e aprovar o sistema que guiará as decisões e ações coletivas, entre outros encaminhamentos.

As eleições municipais de 2024 ocuparam grande parte do debate entre os dirigentes, que se revezaram nas intervenções sobre o quadro político apresentado pelo presidente estadual do PCdoB, Wadson Ribeiro.  “A nossa grande tarefa é eleger uma bancada comunista na Câmara Municipal de Belo Horizonte e impedir que a extrema direita conquiste a Prefeitura. A proliferação de candidaturas nos campos popular e democrático e a fragmentação das opções dos ultraconservadores na cidade embaralham uma disputa que consideramos completamente aberta”, avalia Wadson.

Para o presidente eleito do PCdoB – BH, Richard Romano, “o centro da tática partidária é barrar o avanço e a possibilidade de vitória da extrema direita, o que só será possível com a construção de uma frente ampla democrática”, opinião compartilhada por Jô Moraes, que deixou a presidência municipal para assumir a secretaria de Formação. “Neste cenário, ainda muito indefinido, o partido precisa dialogar ativamente com todas as forças capazes de derrotar o bolsonarismo, que se mostra muito forte na capital mineira, vide a votação alcançada pelo grupo nas eleições de 2022”, ponderou.

Sistema de direção fortalece trabalho de base

Para enfrentar os desafios organizativos e políticos do PCdoB – BH nos próximos dois anos, foi apresentado o sistema de direção, que integra a comissão política executiva às comissões auxiliares, distritais, organismos de base e fóruns para temas diversos. “Todos os membros do comitê municipal foram consultados sobre onde desejam contribuir. Da forma como sua composição foi proposta, o sistema incorpora todos os dirigentes a pelo menos uma tarefa permanente, fortalecendo a atuação do partido nas bases”, explica Richard Romano.

Na avaliação do presidente municipal do partido, o sistema aproveitará todo o potencial dos quadros mais experientes e dos novos filiados que se somaram às fileiras do PCdoB – BH no curso dos debates que cercaram a realização da conferência municipal em outubro. “O ingresso de várias lideranças no partido neste processo já resultou em um ambiente novo, propício à renovação e ao revigoramento da nossa atuação, pelo qual vamos trabalhar incessantemente”.

O próximo passo será consolidar o sistema de direção, por meio da realização de um seminário de planejamento estratégico, previsto para o final de janeiro ou início de fevereiro de 2024. Outras ações já estão em curso, como a indicação de quadros para a participação do curso nacional de formação Nível III, a constituição da comissão de controle e de outros espaços estratégicos de debate interno, a participação na caravana nacional do PCdoB “Mulheres pelo Brasil’, nos dias 15 e 16 de dezembro, e a festa de confraternização e posse do comitê municipal, ainda antes do Natal.

Direção municipal tem 42% de renovação

A recém-eleita direção municipal de BH apresenta renovação significativa: são 17 novos e novas integrantes, de um total de 40, somando 42%. Na comissão política executiva, esse índice é ainda mais expressivo, com 10 dos 17 componentes, ou 66,7%, assumindo pela primeira vez este posto. É o caso de Richard Ferreira Romano, eleito pela primeira vez para presidir o partido na capital mineira. Com, 53 anos, é graduado em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara.

Richard Iniciou sua militância em 1988, na União da Juventude Socialista, durante a campanha “Voto aos 16”. Filou-se ao PCdoB em 1989 durante a campanha de Lula. Atualmente, é membro do Comitê Central e Comitê Estadual do PCdoB-MG. Já exerceu a função de Secretário de Organização no PCdoB-MG. Veja como ficou a composição da direção e das demais instâncias do comitê municipal:

 COMISSÃO POLÍTICA EXECUTIVA

  1. Presidente: Richard Romano.
  2. Vice-Presidente: Edmar Branco.
  3. Organização: Júlia Inez Botelho Aguilar.
  4. Finanças: André Nascimento.
  5. Formação: Jô Moraes.
  6. Movimentos Sociais: Luanna Ramalho.
  7. Comunicação: Weslley Cantelmo.
  8. Sindical: Telma Santos.
  9. Mulheres: Marilda Silva.
  10. Juventude: Tiago Alves Ferreira.
  11. Combate ao Racismo: Alexandre Braga (Chinelinho).
  12. Institucional e Políticas Públicas: Valéria Morato.
  13. Cultura: Cyro Viegas.
  14. Luta pela moradia: Manoel Arnesino.
  15. Sofia Amaral.

 

COMISSÕES AUXILIARES

Comunicação: Aldanny Rezende, Carol Custódio, Dalidson Ribeiro de Araújo, Richardson Pontone e Weslley Cantelmo.

Organização: Júlia Inez, Manoel Arsesino, Marcos Oliveira (Marquinhos) e Wilson Wagner (W2).

Finanças e Eventos: André Nascimento da Rocha, Cristina Souza, Gabriel Luna, Richard Romano e Weslley Cantelmo.

Juventude: Carol Custódio, Kessia Cristina (Kessinha), Tiago Alves e Wilson Wagner (W2).

Movimentos Sociais: Aldanny Rezende, Dalidson Ribeiro de Araújo, José Antônio de Lacerda (Jota), Luanna Ramalho e Marilda Silva.

Sindical: Gilson Reis, José Nunes Neto, Telma Santos, Valéria Morato e Viviene Adriane.

Combate ao Racismo: Alexandre Braga (Chinelinho), Antônia Aranha (Tonha) e Edvalda Souza Modesto.

Cultura: Cyro Viegas, Richardson Pontone, Sofia Amaral e Wilson Wagner (W2).

Formação: Antônia Aranha (Tonha), Diogo Santos, Jô Moraes e Miguel Gonçalves.

Luta pela Moradia: Edmar Martins Cabral (Branco), Edvalda Souza Modesto, Manoel Arsesino e Mariléa Rodrigues da Silva.

Fórum de Mulheres: Edvalda Souza Modesto, Fátima Carvalho, Geromira Martins, Jô Moraes, Marilda Silva e Sofia Amaral.

 

COLETIVOS

LGBTQIA+: Carol Custódio e Luanna Ramalho.

Programa Econômico: Diogo Santos e Weslley Cantelmo.

Meio Ambiente:  Adilson José Telles, Armênio Baeta e Paulo César Machado Pereira (Paulinho).

Direitos Humanos:  Marco Aurélio Dias, Miguel Gonçalves e Paulo César Machado (Paulinho).

Direitos dos Idosos: Geromira Martins.

 

DISTRITAIS

Barreiro: José Antônio de Lacerda (Jota).

Centro Sul: André Nascimento.

Leste: Wilson Wagner (W2).

Nordeste: Edvalda Modesto.

Noroeste: Viviene Adriana.

Norte: Marcos Oliveira (Marquinhos).

Oeste: Jô Moraes.

Pampulha: Marilda Silva.

Venda Nova: Adilson Teles/ Armênio Baeta.

 

SETORIAIS

UFMG: Késsia Cristina (kessinha)

Advogados: Cristina Souza

 

De Belo Horizonte, Cyro Viegas